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Compliance na Guide Investimentos

Sua Confiança, Nossa Prioridade

Nosso DNA

Compliance na Guide Investimentos: Sua Confiança, Nossa Prioridade

Na Guide Investimentos, temos um compromisso com a conformidade, ética e integridade. Nossa dedicação a práticas éticas e transparentes é o que nos diferencia e oferece a você, nosso cliente, uma experiência de investimento segura e confiável. 

Governança corporativa

A governança corporativa na Guide Investimentos é um elemento central de nossa estratégia de negócios. Acreditamos que uma governança eficaz é essencial para garantir a transparência, a prestação de contas e a criação de valor a longo prazo para todos os nossos stakeholders. Nossa estrutura de governança é projetada para promover a integridade, a tomada de decisões bem-informadas e a gestão eficiente dos riscos. 

Políticas e Procedimentos de Compliance: Nossos Padrões Éticos

Nossas políticas e procedimentos de compliance estabelecem padrões de conduta ética em toda a organização. Garantindo que todos compreendam suas responsabilidades de compliance e atuem de acordo com os mais altos padrões éticos. 

Código de ética e conduta

Nosso Código de Ética é um conjunto de diretrizes e princípios que orientam o comportamento de todos os colaboradores e partes interessadas na empresa. Ele define as normas de conduta que esperamos que todos sigam em suas interações profissionais e pessoais enquanto representam a Guide Investimentos. 

Cooperação mútua

A cooperação com órgãos reguladores e autorreguladores é um pilar fundamental da nossa abordagem de governança corporativa na Guide Investimentos. Reconhecemos a importância de manter um relacionamento próximo e transparente com essas entidades para garantir a conformidade com as regulamentações financeiras e promover a integridade nos mercados em que atuamos. 

Canal de Denúncias: Reporte Confiável e Confidencial

Em nosso Canal de Denúncias, você pode reportar preocupações relacionadas a comportamento antiético, irregularidades ou violações de políticas. Acreditamos na comunicação aberta e nação rápida para aprimorar nossos processos e manter nossos padrões de integridade. Sua contribuição é crucial. 

Nossas políticas

Avisos Importantes

  • Gostamos de promover o conhecimento do mercado financeiro.
    Caso tenha interesse e/ou questionamentos sobre produtos e conceitos de investimentos acesse os links:

  • CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

    A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tem as funções de:

    • Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;
    • Proteger os titulares de valores mobiliários contra emissões irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobiliários;
    • Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários negociados no mercado;
    • Assegurar o acesso do público a informações sobre valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido;
    • Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;
    • Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;
    • Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social das companhias abertas.

    Em caso de dúvidas e/ou queixas consulte o Serviço de Orientação ao Investidor da CVM – [email protected] / 0800-726-0802.

    Acesse o site aqui

    B3

    A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) é uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A bolsa é uma entidade auto-reguladora, que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e foi criada em 23/08/1890.

    A B3 possui o poder de Auto-Regulação, que lhe confere faculdade para estabelecer normas e procedimentos (inclusive de conduta) e para fiscalizar seu cumprimento, os quais deverão ser observados pelas corretoras, as empresas listadas e investidores.

    O descumprimento às normas e procedimentos estabelecidos pela B3, bem como daquelas que é incumbida de fiscalizar (abrangendo também práticas não equitativas e quaisquer modalidades de fraude ou manipulação no mercado) sujeita o infrator às penalidades que podem ser por ela aplicadas, que são: advertência, multa, suspensão, exclusão e inabilitação para o exercício de certas funções na própria Bolsa e em corretora.

    Em caso de dúvidas e/ou queixas consulte o Ombudsman do Mercado – [email protected] / 0800-770-0149.

    Acesse o site aqui

    Banco Central do Brasil

    O Banco Central do Brasil (BC ou BACEN) é autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é a autoridade monetária principal do país, tendo recebido esta competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional.

    O Banco Central foi criado em 31 de dezembro de 1964, com a promulgação da Lei nº 4.595.

    É de competência exclusiva do Banco Central do Brasil:

    Emitir papel moeda e moeda metálica

    Executar serviços de meio circulante

    Receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais

    Realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras

    Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis

    Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras

    Controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial
    Acesse o site aqui

    BSM (B3 Supervisão e Mercados)

    A BSM (B3 Supervisão e Mercados) é responsável pela autorregulação de todos os mercados da B3.

    Suas responsabilidades são:

    Fiscalizar e supervisionar os participantes do mercado e a própria B3;

    Identificar violações à legislação e à regulamentação vigentes, condições anormais de negociação ou comportamentos que possam colocar em risco a regularidade de funcionamento, a transparência e a credibilidade do mercado;

    Instaurar e conduzir processos administrativos disciplinares;

    Penalizar os que cometem irregularidades;

    Administrar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP).
    Acesse o site aqui

     

    ANCORD

    Entidade voltada a consolidar, orientar e fortalecer os Mercados Financeiro e de Capitais. São funções da Autorregulação Ancord:

    Emitir Certificados para os profissionais habilitados no Exame de Certificação para Agente Autônomo de Investimento (“AAI”) e Empregados das Instituições Financeiras com Atividades de Distribuição e Mediação de Títulos e Valores Mobiliários e Derivativos;

    Credenciar os profissionais Certificados;

    Renovar Credenciamento dos AAI;

    Deferir ou indeferir o cadastro de Sociedades de Agentes Autônomos de Investimento;

    Deferir ou indeferir solicitação de Licenciamento;

    Deferir ou indeferir cancelamento de Credenciamento;

    Dar suporte técnico ao AAI referentes às suas atividades;

    Indicar os membros do Conselho e dos Comitês de Autorregulação;

    Fiscalizar e supervisionar os Agentes e as Sociedades de Agentes Autônomos de Investimento;

    Instaurar e conduzir processos administrativos disciplinares;

    Penalizar os que cometem irregularidades.

    Acesse o site aqui

    ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)
    Representam as instituições que atuam no mercado de capitais brasileiro. Reúne o maior número de protagonistas do setor para uma atuação coesa junto ao governo, ao próprio mercado e à sociedade.

    Tem por objetivo fortalecer os segmentos que representa, para apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social do país e influenciar o mercado global.

    Para ser uma entidade cada vez mais forte que representa instituições igualmente fortes assumiu 4 compromissos com o mercado, investidores e país:

    Representar: Promover a interlocução e defender os interesses dos associados para ampliar a atratividade do mercado de capitais e estimular seu crescimento sustentado.
    Autorregular: Criar condições para que os agentes do mercado estabeleçam, em tempo ótimo, regras, parâmetros e princípios de funcionamento que incentivem o constante aprimoramento dos padrões operacionais, bem como supervisionar o cumprimento dessas normas.
    Informar: Ser fonte confiável de informação e disseminar o conhecimento produzido e adquirido pela Associação.
    Educar: Elevar os padrões de qualidade do mercado, por meio de iniciativas de educação e certificação de profissionais.

    Acesse o site aqui

  • Conheça os horários de negociação da B3:

    Segmento Bovespa
    Pregão

    • 9h30 às 9h45 – fase de cancelamento de ofertas;
    • 9h45 às 10h – leilão de pré-abertura;
    • 10h às 16:55 – sessão contínua de negociação para todos os ativos em todos os mercados;
    • 16:55 às 17h – call de fechamento para todos os ativos negociados no mercado à vista e lote fracionário.
    • 16h55 às 17h15 – call de fechamento para todos as séries de opções e ETFs;
    • 16h50 às 17h15 – call de fechamento para opções de Índice Bovespa.

    After-market

    • 17h25 às 17h30 – fase de cancelamento de ofertas;
    • 17h30 às 18h – fase de negociação.

    Exercício no mercado de opções sobre ações

    • dias anteriores ao vencimento: das 10h às 16h – exercício de posição titular;
    • dia do vencimento: das 10h às 13h – exercício de posições titulares das séries vincendas.

    Exercício no mercado de opções sobre o índices de ações

    • dias anteriores ao vencimento: das 10h às 16h – exercício de posição titular;
    • dia do vencimento: após às 17h – exercício automático de posições titulares das séries vincendas sempre que: opção de compra: o índice de liquidação for superior ao preço de exercício; e
      opção de venda: o índice de liquidação for inferior ao preço de exercício.

    Segmento BM&F

    • 17h às 17h15 – apuração do preço de ajuste para o contrato futuro de Índice Bovespa;
    • 9h às 18h – negociação dos contratos referenciados em índices de ações.

    Para conferir os horários de negociação dos segmentos BM&F na íntegra acesse o site aqui.

    Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3576-6755 ou pelo e-mail [email protected].

  • Você receberá mensagens de confirmação em seu email com os detalhes das ofertas de compra e/ou venda nas seguintes situações:

    • Durante o processo de cadastro no nosso Home Broker.
    • Para todo registro de oferta de compra ou venda que for aceita em pregão.
    • Para todo cancelamento de oferta já colocada em pregão.
    • Quando a oferta é negociada em pregão, inclusive com as ofertas parciais executadas.
    • Quando houver cancelamento do negócio realizado pelo pregão, segundo as regras de negociação estipuladas pelo B3.
    • Para as ofertas colocadas fora do horário de negociação e, portanto, agendadas para o pregão seguinte.

    Lembre-se: toda oferta registrada no Home Broker está à sua disposição no histórico de ordens do mesmo, onde você pode verificar todos os detalhes da ordem, inclusive tempo de registro na B3 e respectivos retornos.

    1. Condições para compra
      • Para realizar a compra de ativos, você deve ter recursos disponíveis em sua conta.
      • Sempre que realizar alguma operação, o valor da mesma ficará bloqueado em sua conta até que a operação seja liquidada. Tome cuidado para não duplicar suas ordens, pois as ordens realizadas na mesa de operações podem ser registradas com atraso.
    2. Condições para venda
      • Para toda ordem de venda, iremos consultar a disponibilidade dos ativos em questão na custódia.
      • Você pode realizar somente a venda de ativos que estiverem disponíveis em sua carteira de negociações. Para visualizar sua carteira, basta fazer login em nossa plataforma.
      • É possível fazer day trade (comprar e vender a mesma quantidade de papel no mesmo dia.)
      • Seus ativos em custódia serão disponibilizados para negociação de acordo com as Regras de Liquidação estipuladas pela CVM.
    3. Agendamento de oferta
      • Para maior segurança, vamos analisar a consistência de cada ordem efetuada antes de encaminhá-la ao pregão. Iremos informar (o que vai ser informado) por email e você poderá acompanhar todo o processo de forma online.
    4. Tempo máximo para realizacão das operações
      • O portal da Guide Investimentos contém sistemas de segurança e criptografia que desconectam seu acesso após 5 minutos de inatividade dentro do portal. Basta digitar seu login e senha para se conectar novamente.
  • Para acessar o calendário financeiro e verificar os dias que não terão negociações na Bolsa de Valores de São Paulo, clique aqui.

  • Clique aqui para verificar os fatos relevantes divulgados pelas companhias negociadas na B3.

  • Conheça mais sobre os mecanismos de ressarcimento de prejuízo no link abaixo.

  • A Guide Investimentos conta com uma ferramenta de negociação online que permite você negociar seus ativos pela internet na B3.

    A ferramenta também oferece consulta a informações financeiras e de custódia, envio de ordens programadas, gráficos, relatórios, notícias do mercado e muito mais!

    O Painel de Cotações da Plataforma da Guide Investimentos é um dos mais completos do mercado. O Investidor/Cliente tem acesso aos 10 melhores preços nas listas de oferta de compra e de venda no sistema de negociação com as quantidades totais a cada preço, identificadas por valor mobiliário, bem como o horário de divulgação dessas informações.

    Faça abaixo do Download do Manual do HB

    Configurações Mínimas para o Sistema de Negociação da Guide

    • Link mínimo de 256k
    • Resolução mínima monitor de 1024 x 768
    • Navegador IE 7, IE 8, Chrome, Firefox
    • As configurações de máquina não são relevantes
  • Caso tenha questionamentos sobre os procedimentos operacionais e especiais da B3 acesse os links:

  • Guide Cedente:

    Para fazer a transferência de custódia de fundos de investimentos da Guide para outra instituição, siga o passo-a-passo:

    1- Para realizar a transferência, será necessário ter uma conta ativa em outra instituição financeira.

    2- A solicitação deverá se dar através deste link com o preenchimento do formulário no item “Portabilidade Fundos”. Atenção: Somente o próprio cliente deve preencher este formulário e utilizando seu e-mail cadastrado junto à Guide.

    3- Em seguida, você receberá um e-mail com o formulário em PDF para assinatura. Assine-o e envie junto com um documento oficial com foto respondendo o mesmo e-mail. Você pode mandar ambos digitalizados ou fotografados, desde que legíveis. Atenção: a assinatura no formulário impresso deve ser a mesma do documento oficial com foto e lembre-se de não alterar o assunto do e-mail ao responder.

    Com todos os passos acima feitos corretamente, a solicitação será enviada à contraparte em dois dias úteis após a devolução do formulário assinado. Caso exista alguma pendência, você será notificado por e-mail com as orientações e terá 3 dias úteis para sanar as pendências.

    Qualquer dúvida entre em contato no número 11 3003-4557.

  • Na Guide você pode investir nos nossos produtos de diversas formas.

    Além do nosso Portal de Investimentos e Home Broker, que são gratuitos e sua plataforma oficial da Guide, aqui também oferecemos uma gama de Plataformas especializadas para quem quer operar de outras formas, e até profissionalmente. E o melhor é que aqui você ainda tem acesso a todas elas com tarifas especiais ou até gratuitamente, afinal não queremos limitar seus investimentos.

  • O que fazer em caso de problemas ou indisponibilidade das plataformas?

    Caso enfrente falhas ou indisponibilidade nas plataformas de negociação, entre em contato com a Mesa de Operações para enviar ordens, sanar dúvidas e resolver problemas. Conheça os canais alternativos:

    Por telefone: 11 3003 5015 – Opção 2 ou 11 3576.6756 – Para todas as localidades (custo de ligação local).

    E-mail: [email protected];

    Em dias úteis, das 9h às 18h.

  • A Guide mantém registradas todas as informações relativas aos seguintes eventos: (i) cadastro de clientes; (ii) autenticação de usuários; e (iii) operações realizadas, com registro em trilha de auditoria (log) e (iv) origem das ofertas (IP ou método equivalente), são arquivadas nos termos e prazos requeridos pelas legislações e regulamentações aplicáveis.

  • A partir de 2 de janeiro de 2023, devido a uma regra instituída pela Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, as instituições distribuidoras de títulos de mobiliários deverão adotar um novo método de cálculo para o preço de alguns ativos de renda fixa, chamado de “Marcação a Mercado”.

    Este novo valor de referência está relacionado ao valor de mercado ou valor justo dos ativos com base nos preços atuais de mercado, ou seja, nos preços de negociação direcionados pela oferta e demanda. Ele considera, por exemplo, condições de mercado, perspectivas da taxa de juros, inflação, características do papel como o risco de crédito do emissor, indexador, tipo de remuneração, setor, prazo, entre outros. A sua intenção é garantir maior transparência quanto ao valor atualizado da carteira dos clientes, com base nos preços aos quais os ativos estão sendo negociados atualmente.

    O que muda para quem investe nesses títulos?

    Se o ativo for mantido até a data do seu vencimento, o investidor receberá exatamente o valor correspondente à rentabilidade definida no momento de sua aquisição, independente das variações a mercado no preço ao longo do período. Isto é o que chamamos de “Marcação na Curva”. Mesmo que o título apresente uma performance negativa ao longo dos meses no valor a mercado, ainda assim o investidor terá a rentabilidade contratada se o mantiver até o vencimento.

    Na prática, o que mudará será a maneira de visualização das posições no Extrato Consolidado. O investidor passará a visualizar os seus investimentos no modelo atual, que considera a marcação na curva de aquisição do ativo, e uma informação adicional com a nova marcação a mercado.

    Fazendo uma analogia simples, é como se o investidor tivesse acesso com frequência ao preço de mercado de um imóvel. Mas se a sua intenção não é vende-lo tão cedo, o imóvel segue exatamente o mesmo. Ele apenas terá uma maior transparência de quanto o produto que comprou está valendo caso decida vendê-lo antes.

    Quais ativos serão impactados com o novo modelo de marcação?

    Os ativos sujeitos a este novo modelo são: debêntures, CRA, CRI e Títulos Públicos Federais, exceto Tesouro Direto que já possuem preços de referência determinados pela B3.

    Títulos de renda fixa de emissão bancária (CDBS, LCIs e LCAs) continuam com a marcação na curva.

    Como fica a tributação com a nova regra?

    A tributação não se altera. Não existe alteração na tributação devido à atualização dos preços a mercado. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o IR (Imposto de Renda) permanecem os mesmos.

    Qual a importância da marcação a mercado?

    A marcação a mercado garante maior transparência e segurança ao investidor ao longo do período de vigência do seu investimento. Estando ciente dos valores atuais de negociação e condições de mercado, caso deseje se desfazer do ativo antes do vencimento, o investidor poderá ter melhor clareza quanto aos preços praticados no mercado.

    Para mais detalhes sobre a metodologia de apuração dos preços de referência.

Tire suas dúvidas

  • Os dados dos clientes são armazenados enquanto os contratos de prestação de serviços com a Guide estiverem vigentes, adicionado ao tempo exigido pelos órgãos reguladores.

  • A utilização dos dados pessoais está detalhada na nossa “Política de Privacidade – Privacy Statement”.

  • O DPO é a pessoa indicada pela Guide para comunicação entre os titulares dos dados, a ANPD e a própria Guide. O DPO pode ser contatado através do e-mail [email protected].

  • O prazo de atendimento é de até 15 dias contados a partir da data da requisição. Lembrando que as solicitações devem ser abertas por meio do e-mail [email protected].

  • Conforme descrito em nossa “Política de Privacidade – Privacy Statement”, entre em contato por meio do e-mail [email protected] e abrir uma requisição.

  • Caso precise alterar seus dados de cadastro, entre em contato com seu assessor via e-mail ou telefone. Os dados do seu Assessor podem ser encontrados no Portal do Cliente em “Meu Guia” no menu de navegação.

  • Para consultar seus dados de cadastro, entre em contato com seu assessor via e-mail ou telefone. Os dados do seu Assessor podem ser encontrados no Portal do Cliente em “Meu Guia” no menu de navegação.

  • Sim, estas políticas encontram-se disponíveis nos links: https://www.guide.com.br/politica-de-privacidade/ e https://www.guide.com.br/politica-de-cookies/

  • A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 de 14/08/2018) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais e visa proteger sua privacidade.

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