Oferta Pública

Oferta pública é a distribuição de ações de uma empresa, cotas de fundos de investimento e outros valores mobiliários para o mercado.

AÇÕES

A oferta pública de ações é interessante para a empresa, que se capitaliza para financiar sua expansão, e bom para o investidor, que tem a oportunidade de se tornar dono de uma parcela de grandes empresas do país. Existem dois tipos de ofertas públicas de ações: IPO (abertura de capital) que é a emissão das ações da companhia pela primeira vez no mercado e FOLLOW ON, empresas com capital aberto,  que desejam fazer uma nova emissão de ações para captar recursos.

Estas ofertas também podem ser primárias ou secundárias: na primária, o destino dos recursos levantados na oferta será o caixa da empresa, principalmente para financiar projetos e/ou aquisições. Já a secundária, consiste na venda de ações dos atuais acionistas da companhia para um novo investidor.

RENDA FIXA E FII

Existem também ofertas públicas de produtos de renda fixa, como por exemplo debêntures, e ofertas públicas de fundos de investimentos, como por exemplo os fundos imobiliários.

Para saber quais são as ofertas públicas em andamento, clique aqui.

Bitnami