O que são clubes de investimentos?
Veículo que permite que um grupo de pessoas invista no mercado de ações em conjunto, compartilhando a mesma carteira, o mesmo desempenho e dividindo os mesmos custos.
O clube poder ser criado por familiares, amigos ou qualquer grupo que tenha interesse em operar em conjunto.
O clube permite dois modelos de gestão:
Gestor Cotista
Os cotistas podem eleger entre si um gestor, que será o responsável pela tomada de decisão e execução das operações do clube. Não é necessário que este cotista possua qualquer tipo de certificação no mercado financeiro.
Gestor Profissional
O clube também pode contratar um gestor profissional, pessoa física ou jurídica autorizada pela CVM, para exercer a gestão do grupo.
Porque abrir um clube de investimento na Guide?
Somos um dos maiores administradores de clubes do mercado, com grande expertise neste segmento.
Com um volume mínimo de R$ 500.000 já é possível constituir o seu clube, e aproveitar todos os benefícios que esta estrutura oferece para as operações em renda variável.
A Guide realiza todos os processos operacionais e jurídicos para o seu clube, tais como: processo de constituição, processamento diário da carteira, controle de enquadramento, envio de extrato mensal aos cotistas, relacionamento com a contabilidade e reguladores, entre outros.
• O que é um clube de investimento? | Blog Guide Investimentos
Quais as vantagens de um clube de investimentos?
-
Eficiência Fiscal
O imposto sobre os ganhos é recolhido na fonte, sendo pago pelo investidor apenas no momento do resgate. Assim, não é preciso apurar o ganho e realizar o pagamento de IR todo mês, como ocorre nos investimentos diretos em ações
-
Diversificação e Facilidade
Investindo em conjunto, o patrimônio somado é maior, permitindo que a carteira seja muito mais diversificada. Além disso, as movimentações na carteira impactam todos os investidores na mesma proporção, sendo possível escalar uma única estratégia para até 50 cotistas.
-
Gestor cotista
A estrutura do Clube oferece a possibilidade de um cotista ser o gestor, sem a necessidade de ser um profissional de mercado.
-
Custos Reduzidos
O Clube possui uma estrutura de custos leve, quando comparada a um fundo de investimentos.

Gostou? Então que tal juntar um grupo de pessoas para operarem juntos na bolsa? Preencha o formulário para receber maiores informações:
*Campos obrigatórios
Fique atento as principais regras:
Mínimo de 3 e máximo de 50 cotistas.
Nenhum cotista pode ter mais de 40% do patrimônio do clube.
O clube deve possuir no mínimo 67% do seu patrimônio investidos nos seguintes ativos:
- Ações à vista
- Bônus de subscrição
- Debêntures conversíveis em ações, de emissão de companhias abertas
- Recibos de subscrição
- Cotas de fundos de índices de ações negociados em mercado organizado
- Certificado de depósitos de ações
Ao optar por um gestor cotista, não é necessário que ele possua qualquer tipo de certificação no mercado financeiro, porém ele deverá ser gestor exclusivo deste clube. Já ao escolher uma gestão profissional, a Guide realiza um processo de diligência no gestor, sendo ainda necessário formalizar um contrato de gestão
Saiba mais sobre Clubes de investimentos
acessando nossos canais
