Abrir minha conta
Abra uma
conta na Guide

Preencha o formulário para abrir uma conta de investimentos na Guide. A conta é grátis e é rapidinho para abrir.

Abra uma
Conta Guia

A conta Guia é uma novidade exclusiva da Guide para quem quer facilidade na hora de investir e ao mesmo tempo buscar bons rendimentos. É um produto com a gestão dos nossos especialistas e que vem repleto de benefícios. Clique para saber mais.

Invista em imóveis de forma eficiente com Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários podem ser uma forma de você lucrar com imóveis sem precisa adquirir um diretamente. Que tal saber mais?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários, também conhecidos como FII, são uma modalidade coletiva de investimento. Eles atraem investidores a aportarem seus recursos em ativos relacionados ao mercado imobiliário.

Podem ser realizados investimentos em títulos imobiliários, cotas de outros fundos e, claro, imóveis físicos. Nesse caso, os fundos podem ser proprietários de shoppings, agências bancárias, hospitais, hotéis, lajes corporativas, galpões, entre outros.

Assim, um FII é uma forma de você investir no mercado imobiliário sem ter que adquirir um imóvel. Acontece como se o investidor comprasse uma parte do investimento em imóvel, junto com outros sócios. Além disso, há um gestor profissional para administrar os bens.

Características

Risco Alto
Invest. mínimo veja mais

Depende do Fundo, você pode comprar por exemplo uma cota que custa R$100

R$ 100
Resgate D+2
Imposto Isento para pessoa física*

Como os Fundos Imobiliários são geridos?

Como você viu, os investidores de um FII não precisam se preocupar com a administração do imóvel. Isso significa que não é preciso se envolver, por exemplo, na compra, construção, venda ou aluguel do bem. Também não há burocracia relacionada a contratos e anúncios.

A facilidade é gerada pela presença de um gestor ou equipe de gestão profissional. O Fundo Imobiliário funciona como uma instituição que monta e gere um portfólio. Assim, cabe aos investidores aportar recursos e participar dos resultados.

Além disso, vale a pena conhecer a gestão. Afinal, seus resultados dependem dela. Fique atento também às taxas cobradas. Para remunerar o trabalho feito pelo gestor, é cobrada uma taxa de administração.

Quais as vantagens de investir em Fundos Imobiliários?

Uma das maiores vantagens desse produto é a distribuição de 95% do lucro líquido aos cotistas, e seus rendimentos mensais são isentos de imposto de renda. O retorno com o investimento pode vir de duas formas: valorização da cota e pagamento de rendimentos, como por exemplo aluguéis e amortizações. Além disso, adquirir cotas de um Fundo Imobiliário envolve menos burocracia e menores custos do que investir diretamente na compra de um imóvel.

Outra vantagem relevante é a diversificação. Um mesmo fundo pode ter títulos e imóveis bastante variados. Se o seu objetivo é locação comercial, um FII pode apresentar shoppings e galpões em diversas regiões do país, reduzindo o risco de vacância dos locatários.

Quem procura por rentabilidade para viver de renda passiva pelo pagamento de proventos também verá vantagem nos Fundos Imobiliários. Isso porque eles são obrigados por lei a distribuir a maior parte do seu lucro entre os cotistas.

E pensando na liquidez, caso o investidor precise de recurso no curto prazo, é possível fazer a venda dessas cotas no mercado via homebroker, muito mais prático do que vender um imóvel da noite para o dia.

Devo pagar imposto ao investir em Fundos Imobiliários?

Fundos imobiliários são indicados para investidores a partir de perfil moderado e sua tributação é de 20% sobre o ganho do capital (valorização da cota), porém, para pessoas físicas não há incidência de IR sobre o rendimento distribuído.*

Quais são os principais tipos de FII do mercado?

Não existe apenas um tipo de Fundo Imobiliário no mercado. De acordo com a estratégia que adotam, eles podem ser de diferentes tipos. Os principais são:

  • Fundos de papel: nesse caso, a maior parte dos investimentos do FII são de títulos em renda fixa, ligados ao setor de imóveis. Por exemplo, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) ou Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Fundos de tijolos: são chamados assim os FIIs que focam seus investimentos em imóveis físicos. Eles podem ser muito diversos — como fundos que atuam na locação, na compra e venda ou na construção etc.;
  • Fundo de fundos: por fim, é possível encontrar na bolsa FIIs que compõem seu portfólio com cotas de outros Fundos Imobiliários. Essa pode ser uma forma de diversificar ainda mais.

Cada fundo pode ter uma estratégia específica. Enquanto alguns focam na locação de imóveis comerciais, outros podem ter o objetivo de desenvolvimento e construção, por exemplo. Antes de investir, é importante avaliar tal fator.

Agora que você conhece os três principais tipos de FIIs pode avaliar quais deles se encaixam mais ao seu perfil. Cada fundo tem um perfil de risco e consequentemente um retorno em potencial condizente com esse risco. Fique atento ao seu perfil de investidor para escolher os fundos que se encaixam na sua estratégia.

Como investir em Fundos Imobiliários?

Depois de decidir investir em Fundo Imobiliário, escolher o tipo que melhor se adéqua às suas necessidades e avaliar todas as informações, basta adquirir as cotas dele. Isso é feito por negociação na bolsa de valores.

Investir em Fundos Imobiliários é muito fácil, é igual investir em ações. Acessando o home broker você pode digitar o ticker que identifica o fundo e escolher a quantidade de cotas que deseja comprar. Depois de emitir a ordem de compra, você será proprietário das cotas quando a operação for liquidada.

Pela negociação na bolsa, você pode adquirir novas cotas ou vender sua posição sempre que desejar durante o pregão. Basta emitir novas ordens de compra ou venda e definir o valor e a quantidade de cotas. A negociação será efetivada quando houver outro investidor interessado.

Quer entender na prática como o processo se dá? Clique aqui para ver o vídeo de como investir em fundos de investimentos imobiliários pela plataforma da Guide, e aqui pelo nosso App.

*Caso o Fundo tenha menos de 50 cotistas e/ou algum cotista com mais de 10% do total das cotas do Fundo, haverá incidência de Imposto de Renda, inclusive para pessoas físicas

Quais as vantagens de investir em Fundos de Investimentos Imobiliários com a Guide?

Saiba mais sobre Fundos Imobiliários
acessando nossos canais

Saiba mais sobre Fundos Imobiliários<br> acessando nossos canais

Invista em Fundos Imobiliários com a Guide!

Abra sua conta