PETRÓLEO

O Minicontrato Futuro de Petróleo, faz parte da gama de produtos oriundos da parceria entre BM&FBOVESPA e CME Group.

O preço do Minicontrato Futuro de Petróleo é utilizado como referência para o mercado internacional de petróleo, devido a sua transparência e liquidez, tornando-se um instrumento eficiente para a gestão de risco para indústrias expostas ao preço do combustível mineral e de seus derivados. Além disso, a criação deste derivativo possibilitou que o investidor brasileiro possa acessar produtos referenciados nesse preço sem ter acesso direto ao mercado norte-americano.

É importante ressaltar que o contrato negociado no Brasil, não prevê a fungibilidade entre os derivativos negociados na CME Group. Outro detalhe está no tamanho do contrato, que comparado ao seu ativo objeto na Bolsa de Chicago, possui 1/10 do tamanho, sendo que cada contrato negociado na BM&FBOVESPA possui 100 barris contra os 1.000 do seu contrato de referência.

Características

O preço é cotado em dólares por barril. Cada contrato é composto por 100 barris.

O contrato é negociado em todos os vencimentos.

Vantagens

Protege o investidor contra oscilações indesejadas de preço (hedge).

Possibilita acesso do investidor brasileiro à derivativos referenciados nos preços do combustível do mercado internacional.

Possibilita realizar operações de arbitragem com os contratos negociados no CME Group uma vez que ambos os contratos são liquidados pelo mesmo valor.

CÓDIGO de negociação:

WTI + mês de vencimento + ano

Exemplo: WTIG17

Bitnami