CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO – CDB

Dentre as várias opções de investimentos em renda fixa, encontram-se os famosos Certificados de Depósitos Bancários – CDBs.

Ao aplicar em um CDB, você faz um empréstimo a um banco que utiliza este dinheiro para financiar operações. Assim, seu rendimento consiste em juros que variam de acordo com o tempo e com a quantia que você aplicar.

CDBs podem oferecer tanto rendimentos prefixados – você saberá na hora que investe quanto terá de rentabilidade – como pós-fixados – seu investimento estará atrelado a um índice do mercado como o CDI, certificado de depósito interbancário (taxa praticada entre bancos que replica a taxa de juros do governo).

O risco de se investir em CDBs consiste basicamente na possibilidade de falência da instituição financeira, entretanto, conta também com a garantia do FGC, fundo garantidor de crédito, que assegura investimentos de até R$ 250 mil.

Com relação à rentabilidade, os bancos com maior base de distribuição, como agências, por exemplo, têm maior facilidade para atrair os recursos de investidores. Isso permite a eles pagarem taxas muito próximas ou até abaixo do CDI. Já bancos menores com menos acesso aos depositantes precisam oferecer taxas de juros mais atrativas para captarem recursos no mercado.

TRIBUTAÇÃO

O investidor deverá pagar imposto de renda sobre seus rendimentos.

 

 

Bitnami