O que são CRA´s e CRI´s?
Investimentos em CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio) ou CRI (Certificado de Recebível Imobiliário) são muito similares com LCI e LCA, a diferença é que, neste caso, eles são emitidos por securitizadoras e não por bancos.
CRA e CRI necessariamente contam com a figura de uma securitizadora, que é um tipo de empresa especializada em “empacotar” esses financiamentos na forma de certificados recebíveis e distribuí-los para o mercado, pagando à vista a empresa que concedeu o crédito desde o início.
E qual a diferença de CRA e CRI?A diferença é que, quem investe em CRA, está financiando empréstimos no setor agrícola. Imagine que esse produto está apoiando produtores rurais, como por exemplo cooperativas ou terceiros quando precisam comprar máquinas, melhorar seus processos, estruturar sua distribuição e suas vendas. Já quem opta pelo CRI, está comprando um produto que financia e é remunerado, por empréstimos no setor imobiliário.
A rentabilidade deste tipo de investimento pode ser pré ou pós-fixada.
Ambos os investimentos são isentos de imposto de renda para pessoa física e não contam com a garantia do FGC, fundo garantidor de crédito, mas podem ter outras garantias como seguros, ou até garantias vinculadas ao próprio produto produzido, que podem ser casas, apartamentos, imóveis e até na propriedade rural, recebendo o valor da safra