Abra sua conta

Fundos de Investimentos

Invista com as maiores gestoras de patrimônio do mercado financeiro

Abra sua conta

Acesso a diversos ativos e setores através de um único fundo

Gestão profissional do seu patrimônio

Estratégias especializadas para diferentes objetivos

Abra sua conta

Tenha acesso a todos os nossos serviços e produtos. Abra sua conta agora!

Começar agora

Tipos de Fundos de Investimento

Fundos Cambiais

Os fundos cambiais investem em moedas estrangeiras, geralmente visando proteção contra variações cambiais ou ganhos com essas variações. São usados por investidores que desejam se expor a moedas estrangeiras, como o dólar e o euro. 

Saiba mais

O que são Fundos de Investimento?

Os fundos de investimento representam uma forma de investimento coletivo, em que investidores com objetivos semelhantes permitem que um gestor profissional aplique o patrimônio deles de acordo com estratégias pré-estabelecidas. O patrimônio líquido dos fundos é dividido em pequenas frações conhecidas como cotas, que são distribuídas proporcionalmente aos investidores, também chamados de cotistas.

Tire suas dúvidas

  • Existem diversos tipos, como fundos de ações, renda fixa, multimercado, internacionais, entre outros, cada um com estratégias e riscos diferentes. 

  • Basta abrir sua conta gratuita, realizar o teste de perfil de investidor e após isso, entrar no app > clicar em investir > Fundos de Investimento. 

    Lá você poderá escolher o fundo que mais se encaixa com os seus objetivos e, caso não saiba qual o melhor fundo para você, poderá contar com um assessor-guia para te guiar nessa escolha. 

  • O risco varia de acordo com o tipo de fundo, mas todos os investimentos em fundos estão sujeitos a flutuações de mercado e não há garantias de rentabilidade. 

  • A liquidez dos Fundos de Investimento pode variar, sendo que alguns oferecem a possibilidade de resgates diários, enquanto outros podem ter prazos mais longos, dependendo do tipo de fundo e dos ativos que compõem sua carteira. 

  • A tributação varia dependendo do tipo de Fundo e do prazo de investimento. Em resumo: 

    Fundos de curto prazo têm tributação sobre os rendimentos conforme o prazo de aplicação. São considerados fundos de curto prazo aqueles que possuem uma carteira de títulos com prazo médio igual ou inferior a 365 dias. 

    Prazo de aplicação:   Alíquota do IR: 
    Até 180 dias  22,5% 
    Acima de 180 dias  20,0% 

     

    Já os fundos de longo prazo são aqueles que possuem uma carteira de títulos com prazo médio igual ou superior a 365 dias. A tributação segue uma tabela regressiva de Imposto de Renda, com alíquotas que variam de 22,5% a 15%, de acordo com o prazo de aplicação. Quanto maior o prazo de investimento, menor a alíquota sobre o rendimento. 

    Prazo de aplicação:   Alíquota do IR: 
    Até 180 dias  22,50% 
    De 181 a 360 dias  20% 
    De 361 a 720 dias  17,50% 
    Acima de 720 dias  15% 

     

    Fundos com tributação de ações: A alíquota de Imposto de Renda para fundos de ações é de 15% sobre o rendimento bruto do fundo no momento do resgate, independentemente do prazo de investimento. 

    IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): Em investimentos de curto prazo em fundos, pode haver a incidência do IOF, que é calculado de forma regressiva nos primeiros 30 dias após o investimento.  

  • A liquidez dos Fundos varia, e alguns podem ter prazos mínimos de resgate. Verifique as regras do Fundo antes de investir. 

  • O “come-cotas” é uma forma de tributação utilizada em alguns fundos de investimento, na qual a Receita Federal antecipa a cobrança do Imposto de Renda, aplicando-o em maio e novembro sobre o rendimento obtido no período, o que resulta na redução proporcional do número de cotas dos investidores em relação ao valor financeiro referente ao IR devido. Esse mecanismo é comum em fundos de Renda Fixa e multimercado. Não há a incidência de “come-cotas” em Fundos com tributação de Ações. 

Fale com um de nossos Assessores

QR Code