Previdência
Um presente com mais liberdade, um futuro com mais segurança
Tipo de Previdência Privada
PGBL
Plano Gerador de Benefício Livre
O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é um tipo de previdência privada voltado principalmente para pessoas que declaram Imposto de Renda no modelo completo, pois permite deduzir as contribuições ao PGBL da base de cálculo do IR, até um limite de 12% da renda anual tributável.
Isso pode proporcionar um benefício fiscal significativo, reduzindo o valor do imposto. No entanto, ao resgatar o PGBL no futuro, os rendimentos e o montante acumulado são tributados integralmente pelo IR, o que torna essa modalidade mais vantajosa para quem espera estar em uma alíquota de imposto menor na aposentadoria.
Saiba maisVGBL
Vida Gerador de Benefício Livre
O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é outro tipo de previdência ideal para quem faz a declaração no modelo simplificado. A tributação incide apenas sobre os rendimentos obtidos no momento do resgate ou no recebimento do benefício, e não sobre o montante total investido, em contra partida, não é possível deduzir as contribuições na declaração de Imposto de Renda.
O VGBL é mais adequado para pessoas que optam pelo modelo simplificado ou já atingiram o limite de dedução no IR.
Saiba maisO que são fundos de previdência?
Fundos de previdência são investimento oferecidos para fins de aposentadoria. Eles permitem que os investidores contribuam regularmente ao longo do tempo, acumulando um montante que pode ser utilizado na aposentadoria para gerar renda. Esses fundos costumam oferecer uma variedade de opções de investimento, como renda fixa e variável, permitindo que os investidores escolham a estratégia que melhor se adapta aos seus objetivos e apetite a risco.
Previdência
Te guiamos para o melhor do seu futuro com atendimento diferenciado, os melhores gestores do mercado, taxas de administração competitivas e portabilidade rápida e fácil.
Nova previdência PortabilidadeInvista com a Guide
Ainda não é cliente?
Abra sua conta gratuitamente e acesse sua rentabilidade da sua carteira em instantes e acompanhe todos os produtos
Abra sua contaÉ cliente Guide?
Acesse sua conta e navegue no menu investir e veja todas as suas opções
Acesse sua contaTire suas dúvidas
-
A escolha entre PGBL e VGBL depende da sua situação tributária. Se você declara Imposto de Renda no modelo completo e pode aproveitar a dedução das contribuições ao PGBL, essa opção pode ser vantajosa para que você consiga abater até 12% da sua renda anual tributável na declaração. Agora, caso você declare no modelo simples, o VGBL, que não permite deduções no IR, pode ser mais adequado.
-
A tabela de Imposto de Renda mais apropriada depende da sua estratégia de resgate. A tabela regressiva é vantajosa para investimentos de longo prazo, enquanto a tabela progressiva pode ser melhor para resgates menores e contínuos.
-
A melhor previdência privada depende dos seus objetivos, perfil de risco e situação tributária. É fundamental considerar as características de cada plano, taxas, opções disponíveis no mercado e custos antes de escolher. Fale com o seu Assessor-Guia para que ele te recomende a previdência privada que mais combina com você.
-
Para investir em previdência privada pela Guide Investimentos, você pode abrir sua conta gratuita, e, na plataforma, acessar: Investir > Previdência Privada, selecionar o fundo que deseja, preencher as informações de tipo de plano, tributação e aportes, seus dados cadastrais e depois confirmar. Você também pode falar com o seu Assessor-Guia que te irá auxiliá-lo na escolha do plano mais adequado às suas necessidades e ajudará na execução do investimento.
-
Embora seja comumente associada à aposentadoria, a previdência privada também pode ser usada para outros objetivos financeiros, como educação dos filhos, compra de imóveis, entre outros.
-
A previdência privada pode ser uma boa escolha quando o assunto é planejamento sucessório, permitindo a designação de beneficiários e evitando longos processos de inventário.
-
Os custos de um fundo de previdência privada incluem a taxa de administração, que remunera a gestão do fundo, e a taxa de carregamento, que pode ser cobrada na entrada ou saída do investimento. Entenda esses custos antes de investir.