Abrir minha conta
Long & Short

Long & Short

Conheça melhor as estratégias Long & Short e seus tipos.

ABRA A SUA CONTA

O que é Long & Short?

É uma estratégia que envolve, simultaneamente, uma compra (Long) e uma venda (Short) de uma ação ou ETF. Esta operação busca a performance relativa entre ambos (posição comprada e vendida). Ou seja, a compra deve se valorizar mais do que a venda, ou se desvalorizar menos.

Nesta operação, o investidor não fica tão exposto ao risco do mercado (Risco Sistêmico), sendo afetado pelo risco específico dos ativos envolvidos na operação.

Quais os tipos de Long & Short?

Ações Preferênciais x Ações Ordinárias:

Operação entre ações da mesma empresa (Ex: Long em PETR4 e Short em PETR3). Dentre todos os tipos, este é o Long & Short mais conservador, visto que a correlação entre os preços tende a ser elevada, por se tratar da mesma empresa.

Intra-Setorial:

Operação entre empresas do mesmo setor (Ex: Monta-se posição comprada e vendida dentro do setor de Energia).

Inter-Setorial:

Operação entre ações de diferentes setores. Dado que os ativos podem ser impactados por diferentes variáveis, espera -se uma maior distorção de preços. Logo, com maior risco, temos maior retorno potencial.

Características

Risco Alto
Invest. mínimo R$30 mil
Resgate D+2
Imposto veja mais

Ultrapassando este valor você paga de 15% à 20% sobre o lucro.

Isento até R$ 20mil por mês.

Quais os tipos de Long & Short?

O Long & Short é uma operação que envolve riscos. É recomendada para clientes sofisticados. Deve-se definir o valor financeiro a ser exposto na estratégia.

01

Entender a operação e seus riscos

O Long & Short é uma operação que envolve riscos. É recomendada para clientes sofisticados. Deve-se definir o valor financeiro a ser exposto na estratégia.

02

Venda a descoberto

É necessário tomar um ativo emprestado e vendê-lo no mercado. Mais tarde espera-se recomprá-lo a um preço inferior ao da venda. O investidor que vendeu a descoberto está na linguagem de mercado short. A Guide intermedia o empréstimo do ativo a ser vendido, este requerimento deve ser feito junto ao seu assessor de investimentos.

2.1

Compra

Com o valor financeiro obtido através da venda do ativo (posição Short) consegue-se comprar o ativo (Long) sugerido para estruturar a operação de Long & Short.

03

Operacional

A venda a descoberto exigirá uma margem de garantia. Entretanto podemos utilizar a compra (item 2.2) para reduzir este valor, tendo de desembolsar somente a margem necessária da operação (Margem -Garantia = Margem Necessária).

04

Saída

Deve-se recomprar a ponta vendida (short) e vender a ponta comprada (long).

Parâmetros Utilizados

Beta: Mede a relação estatística entre duas variáveis, estando relacionado com a velocidade de seus retornos. De forma que se um ativo X tem um Beta de 2 em relação a um ativo Y, caso haja uma variação de 5% do ativo Y o ativo X tende a variar 10%.

Correlação

Indica a força da interação linear de duas variáveis aleatórias ao longo do tempo. O índice de correlação varia no intervalo [-1,1]. Se dois ativos tem uma forte correlação entre si, significa que os ativos tendem a ter performances semelhantes entre si, por exemplo: Se um dos ativos apresentar variação positiva de 1% a tendência é que o outro ativo apresente uma variação em seu preço próxima a 1% também.

Fator (Ratio)

O preço do ativo long dividido pelo preço do ativo short. Utilizado como preço de referência para o par.

Quais os perfis do LONG & SHORT?

Perfil Agressivo

O Long & Short é uma operação que envolve riscos. É recomendada para clientes sofisticados. Deve-se definir o valor financeiro a ser exposto na estratégia.

Perfil Moderado

São pares que apresentam volatilidade histórica considerada normal e que podem ter variações percentuais até 5% no dia.

Perfil Conservador

São pares que apresentam baixa volatilidade histórica e tendem a apresentar variações inferiores a 2,5% no dia.

Operações Long & Short exigem garantias. Consulte seu assessor para saber mais detalhes.

Long & Short é um investimento em Renda Variável. E quais as vantagens de investir em Renda Variável com a Guide?

  • Valores especiais

    Valores especiais

    A Guide não cobra taxa de custódia de nenhum cliente, e ainda possui uma política de preços especiais para clientes com assessoria sob demanda, que são isentos de taxa de corretagem para investimentos em fundos imobiliários e possuem taxas mais justas na corretagem de ações, ETF (mercado à vista) e Opções via Home Broker.

  • Recomendações dos nossos especialistas

    Recomendações dos nossos especialistas

    Temos especialistas dedicados a estudar e disponibilizar conteúdos exclusivos sobre o mercado financeiro, econômico e político, assim como estudos e recomendações sobre empresas. Acompanhe diariamente nossas análises e recomendações para tomar as melhores decisões na hora de investir.

  • Opere via Home Broker ou com Plataformas especializadas

    Opere via Home Broker ou com Plataformas especializadas

    Na Guide você pode investir em Renda Variável pelo nosso Home Broker, pelo computador ou App Guide Trader, ou até utilizar as diversas plataformas profissionais onde a Guide tem parceria e valores especiais.

Comece a investir AGORA!

Te guiamos para que
encontre os melhores
investimentos para
você. Simule e confira.

Começar a simulação

Veja também

  • Ações

    Ações são títulos que representam uma pequena parcela de participação na sociedade de uma empresa. Assim, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio dessa empresa, participa da distribuição de lucros e de sua valorização.

    Saiba Mais
  • BDR’s

    BDRs ou Brazilian Depositary Receipts, são títulos ou ações emitidos no Brasil com lastro em valores mobiliários emitidos no Exterior.

    Saiba Mais
  • Empréstimo
    de Ativos – BTC

    Empréstimos de Ativos é uma operação onde um investidor empresta um ativo (cliente doador) para outro investidor (cliente tomador), que tem a intenção de utilizar estes ativos para realizar operações vendidas.

    Saiba Mais
  • ETF´s

    O ETF ou Exchange Traded Fund, é um fundo de investimento que é negociado em bolsa como uma ação.

    Saiba Mais
Ver todos os nossos produtos
Bitnami